Dia 5 de Fevereiro, Próxima Quinta-Feira, Vamos à FCT Exigir uma Avaliação Científica no Concurso de Bolsas Individuais PDF Print E-mail
Tuesday, 03 February 2015 16:37

Os resultados do recente concurso de bolsas individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento vieram vincar o desprestigiante caminho escolhido pela FCT e a sua tutela.
Depois da catástrofe do ano passado, este ano a FCT atribuiu ainda menos bolsas neste concurso, condenando mais de 4.000 candidatos a investigadores científicos a um futuro incerto que, na maioria das vezes,conduz à emigração ou à mudança de área de actividade e o fim da esperança em contribuir para o nosso desenvolvimento científico-técnico comum.

Critérios economicistas minam a credibilidade das avaliações científicas.
Foi esse o caso também do processo de avaliação das unidades de investigação desde cedo posto em causa por grande parte da comunidade e em que agora finalmente o Governo parece recuar.

No caso do mais recente concurso de bolsas individuais, é de particular gravidade a exclusão de centenas de candidatos ainda antes de serem avaliados, medida inédita e sem qualquer motivação científica, principalmente quando muitos destes foram excluídos por razões que não controlavam (como são os casos de problemas informáticos do sistema da FCT ou relativos à associação do orientador). Comprovando que a FCT usa um peso diferente para si do que para os candidatos quanto ao rigor diz respeito, temos a comparação entre o discurso de excelência enquanto critério de seletividade e o facto de a maioria destes candidatos excluídos ainda não terem a resposta à sua reclamação em sede de audiência prévia e só saberem da sua não avaliação quando saíram os resultados e se depararam com a ausência do seu nome na lista.

A ABIC recorda que, para os candidatos avaliados e sem bolsa aprovada, o limite da apresentação de comentários em sede de audiência prévia termina esta semana e apela que, quando aplicável, não deixem de, já nesta fase, apresentarem as suas reclamações.

Tendo isto em conta, a ABIC decidiu apelar a todos os bolseiros e candidatos interessados para que na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, pelas 14h, se desloquem à FCT a fim de exigir uma avaliação verdadeiramente científica para todos os candidatos e o aumento do número de bolsas atribuídas. Em particular os colegas excluídos da avaliação devem levar documentos comprovativos de que estão em condições de ser avaliados científicamente.

A Direção da ABIC

Last Updated on Tuesday, 03 February 2015 16:44
 
Representação Internacional

Eurodoc FMTS